.posts recentes

. A verdade

. Marques Mendes quer julga...

. JSD manifesta a sua indig...

. EBI, será realidade?

. Proposta da Coligação PSD...

. SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ...

. QUESTIONÁRIO

. Amílcar Mourão estupefact...

. FERIA DOS SANTOS

. SABIAM ESTA ?

.arquivo JSD

. Junho 2008

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2006
CANIL
JSD.gif


Ao contrario do que se tem vindo a comentar, a JSD não critica pela negativa nem destrutivamente o trabalho realizado no Canil gerido pela Associação Juvenil Nova Geração, AJNG, muito pelo contrario. O trabalho realizado pelos elementos da associação, estou certo que é o melhor, dando essas pessoa o seu tempo e o melhor de si e do seu trabalho para que esses animais estejam, dentro do possível, bem tratados. A essas pessoas os meus sinceros parabéns pelo trabalho realizado.

Hoje a JSD - Alvito é composta na sua grande maioria por elementos fundadores da AJNG e da ideia de formar um canil não municipal que, à data foi formado para evitar o abate sistemático de animais abandonados nas vilas do concelho pelos serviços municipais, pois na altura não existia outra alternativa para a autarquia.
Recordo-me de algumas reticencias e preocupações expresas por parte do Presidente em funções na altura, Srº Lopes Guerreiro, que, se não me falha a memoria alertou a Associação Juvenil para o problema que se poderia criar com um canil com estas características.

O Canil iniciou a sua vida com o trabalho de muitos jovens que acreditaram ser possível tratar os animais e fazer campanhas de adopção, evitando assim o abate dos animais indefesos.
As primeiras instalações, logo nos primeiros tempos deixaram de oferecer segurança, derivado ao pequeno espaço que a câmara haverá disponibilizado para esse fim (antigo matadoro municipal) e, derivado ao barulho provocado pelos animais, o que incomodava a vizinhança a AJNG foi obrigada a procurar um novo espaço que não incomoda-se ninguém e que tivesse umas dimensões mais aceitáveis, onde se pudesse acolher melhor os animais.

O terreno onde hoje está instalado o Canil é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Alvito, foi negociado numa primeira fase entre dois elementos da associação, que agora são dirigetes da JSD, eu e o António Farçadas, e o Provedor da Santa Casa da Misericordia de Alvito da altura. A Santa Casa foi a única entidade na altura que se mostrou receptiva para colaborar com a associação com vista à resolução do espaço para a implementação do novo canil.
A associação tinha algum dinheiro, obtido em eventos realizados exactamente para angariar verbas para o Canil. Assim as obras no novo local iniciaram-se de imediato, pois havia a necessidade de resolver o problema da falta de espaço e do incomodo provocado pelos animais na vila, só que o projecto foi mais ambicioso que a conta bancária, não havendo verba para concluir a obra, esta fica a meio e os animais tem de ser mudados para o local.
Quando se pediu que a CMA ajuda-se, para que a obra pudesse ser terminada, foi detectado que o terreno onde já se encontrava o novo canil estava classificado como REN, Reserva Ecológica Nacional, e assim a autarquia não poderia ajudar na conclusão da obra por esta se encontrar ilegalmente construída num terreno com esta classificação.

Tudo o que relatei atrás já tem alguns anos, não é problemática recente, ainda me lembro que o PS através do Srº António Paiva, em plena campanha eleitoral para as autárquicas de 2002, das quais saiu vitorioso, propunha no seu programa eleitoral a criação de um Canil Municipal ou apoiado pela CMA. O que a JSD e os seus elementos denunciaram durante a campanha autárquica de 2005 foi exactamente o incumprimento desta proposta eleitoral, pois o Srº António Paiva não só não fez o Novo Canil como também não apoiou a AJNG para que esta pudesse ter umas instalações mais condignas, foi isto que a JSD – Alvito denunciou e propôs á coligação “Alvito Tambem é Portugal”, para que esta colocasse esse novo canil no seu programa eleitoral.

A questão do Canil, ao contrario do que outros querem que seja, não é uma questão pessoal de elementos da JSD com elementos da AJNG, o que nós procurámos e procuramos agora é instalar o debate sobre o Canil para que se possa encontrar uma solução.

Não faço ideia quanto é que actualmente a AJNG tem de despesas com a Canil, mas tenha a profunda sertesa que o orçamento para a manutenção dos animais deve ser bastante elevado. A população ajuda a associação doando comida entre outras coisas mas, isso não basta, porque os animais certamente até estão bem tratados mas o espaço físico não é de forma alguma o aconselhável e, por mais empenho que tenham os membros da AJNG e, por mais pequenas doações que se façam a esta associação o problema central que se arrasta á vários anos mantêm-se. As instalações custam dinheiro e esse certamente a associação não tem, necessita do apoio e colaboração da autarquia para que possa ter um verdadeiro canil e ver ultrapassados todos estes problemas.

Porque isto também é uma questão politica e de saúde publica, a JSD manifesta assim o seu desejo de ver a autarquia mais empenhada nesta questão e que, possa ajudar a AJNG na resoloção do problema.

O assunto pode ser polémico, mas tem de ser debatido, para ajudar ao debate ficam aqui as fotos do espaço existente:


Exterior do canil

Imagem(276).jpg

Interior do Canil

Imagem(266).jpg

Imagem(267).jpg

Imagem(268).jpg

Imagem(270).jpg

Imagem(271).jpg


Habitáculos dos animais

Imagem(272).jpg

Imagem(273).jpg

Imagem(274).jpg


Buraco que serve de aterro para os resíduos do canil

Canil.jpg

Imagem(275).jpg


Estas são as condições actuais do canil que serve o município de Alvito, não são necessárias mais palavras para se salientar as más condições físicas do espaço.

Fica aqui a preocupação da JSD e o desejo de ver a AJNG com um canil novo.
publicado por JSD às 10:06
link do post | comentar | favorito
14 comentários:
De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2006 às 14:30
muito burraaaaa!? AFINAL A MENINA É MUITO ESPERTINHA...já tinha axado coisa esquisita nisso do muito burra, pois pra quem o é, não conhece tanto.jinho porte-seoposição
(http://d)
(mailto:op@sapo.pt)
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2006 às 20:55
Ó sr(a) Trinity que utiliza um nick que nem é seu! Então essa cultura geral? Se bem me lembro... em caso de Ahlzeimer, a primeira coisa a apagar-se é a memória recente, sabia? São os acontecimentos mais recentes os que mais rapidamente desaparecem da memória dos doentes. É como uma série de luzes que se vão apagando da frente para trás! Ora, assim sendo, tá visto que, a sofrer de alguma coisa, será de falta de conhecimento mas de Ahlzeimer ainda não... mas nunca se sabe o que o futuro nos reserva. Ainda assim, eu estava a referir-me a quem levantou o assunto CANIL na reunião de munícipes de 3ª feira dia 14 de Fevereiro!
Agora o sr.Agora digo eu: É "Há" e não "À". E porquê tanta indignação se também não assina os seus comentários? O comentário era seu? Os meus comentários, embora não levem a minha assinatura, são imediatamente identificados e não tenho qualquer problema nisso. Aquilo que digo aqui, digo-o onde quero e bem me apetece. Não tenho qualquer problema em assinar nada daquilo que escrevo. Mas também me divirto a "inventar" nicks! O muitoburra serviu bem os seus propósitos mas encerrou aqui a sua carreira literária.
Tudo esclarecido? Ora ainda bem que agora vou tratar de coisas realmente importantes!muitoburra
</a>
(mailto:muitoburra@alvito.com)
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2006 às 16:53
A JSD dentro do possível tem efectuado esforços para que o debate sobre a problemática do canil se alargue à população em geral, parece-nos que esse seja o melhor caminho, por a povo a falar. Na passada reunião de câmara, dia 15/02/2006, a JSD apresentou uma carta/documento na reunião, entregando uma copia ao Srº Presidente e uma a cada Vereador, excepto ao vereador Mário Simões, por a JSD ter tido a possibilidade de atempadamente reunir com o Vereador e discutir o seu ponto de vista. Também na reunião Ordinária de 16/02/2006 da Assembleia Municipal de Alvito a JSD, no espaço aberto à intervenção do publico, voltou a pôr o assunto e, entregou um outro documento à assembleia e uma copia em CD a cada Deputado Municipal. Esse documento entregue aos elementos da Assembleia Municipal retrata a preocupação e a vontade que a JSD tem em ver a AJNG com um novo canil.
A JSD está empenhada em que o debate sobre o tema, Canil, possa levar ao encontro de uma solução.
Antonio Freire
</a>
(mailto:freire7513@hotmail.com)
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2006 às 14:04
O ultimo comentário assinado com o nik “Trinity” não é de minha autoria. Tenho por habito fazer alguns comentários aqui e no Alvitrando, mas este ultimo foi de alguém que fez questão de utilizar o meu nik name. Por favor utilizem outro nik.Trinity
</a>
(mailto:trinity@sapo.pt)
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2006 às 12:58
@agora digo eu: não tenho por hábito andar a fazer comentários em blogs, quanto muito escrevo um ou outro artigo. No entanto, se algum dia vier a fazer comentários, não tenho qualquer receio de os assinar! Sandra MauricioSMauricio
</a>
(mailto:smauricio@sapo.pt)
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2006 às 10:59
Á alguns dias vim a esta parte e contei 5 comentários, 3 dos quais de uma tal Trinity, todos iguais (fevereiro 15, 2006 02:55 PM). Agora só lá está um! Será que estamos no Matrix e o Neo anda a proteger a Trinity? Ou a Trinity é alguma das pessoas que aqui escreve (Antonio Farçadas, Antonio Freire, Susana Dores, Sandra Mauricio, Miriam Ribeiro ou Catarina Vasconcellos), mas não assina com o seu nome? Escreve sob o anonimato? Então a Liberdade de Expressão? Então a coragem? Ou apaga comentários daqui quem quer? Não, não. Só os apaga quem pode.
Moços!Agora digo eu
</a>
(mailto:trinity@quem.és)
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2006 às 09:55
Ó Muito burra. Não me diga que o Al-Zeimer já lhe apanhou os sentidos? A si e aos cotas do PP. Então não se lembra que no primeiro numero do folheto da JSD já foi mencionado o canil? Em Setembro de 2005. Lembra-sse?Trinity
</a>
(mailto:mgdfe@mdfrjg.jsd)
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2006 às 09:46
Pronto, já está o baile armado! Agora é o freire a demarcar-se do Simões e do que ele disse; Os cotas do PP a demarcar-se dos JotinhasSD. Será que já descobriram que Alvito está nos mapas de 2006? Afinal quem fez o quê?Pronto
</a>
(mailto:psd@pp.pm)
De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2006 às 13:31
Ó companhêro Tó! Explica-me lá como se eu fosse muito burra: Então foi a Jota de Alvito que lançou a polémica e o debate sobre o canil? Na reunião de munícipes do dia dos namorados (oh sr. Presidente, tenha lá mais atenção às datas!)?
Então o Ajudante do Batata agora é da Jota? E eu que pensava que a Jota era mais selectiva nos Cotas que adopta! Tanto quanto me lembro, o referido senhor, Eduardo Bon de Sousa de seu nome, de Jota já só tem mesmo a memória e de SD nem lembrança! Não há dúvida que o debate foi bem lançado mas também vocês não podem querer os louros todos! A César o que é de César. Para que não restem dúvidas, o assunto CANIL DE TODAS AS POLÉMICAS foi lançado por um Cota do PP! E a Jota, sempre atenta, lançou mais lenha na fogueira! muitoburra
</a>
(mailto:muitoburra@alvito.com)
De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2006 às 00:44
metam esse tal de Nuno Pereira e os outros todos lá dentro do canil e joguem a chave fora. Abatam os cães, para quê tanta despesa com animais que passam a vida em sofrimento, fechados, sujeitos a doenças? saúde pública resolve com a extinção da origem causadora. fora com o mau cheiro.acabem com o canil
</a>
(mailto:canil@ajng.pt)

Comentar post

.MAIS JSD
.pesquisar
 
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
blogs SAPO
.subscrever feeds