.posts recentes

. A verdade

. Marques Mendes quer julga...

. JSD manifesta a sua indig...

. EBI, será realidade?

. Proposta da Coligação PSD...

. SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ...

. QUESTIONÁRIO

. Amílcar Mourão estupefact...

. FERIA DOS SANTOS

. SABIAM ESTA ?

.arquivo JSD

. Junho 2008

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

Quarta-feira, 15 de Março de 2006
Alvito está a mudar para .....
A festa da participação

Ontem à noite a Câmara Municipal de Alvito reuniu mais uma vez com os munícipes, cerca de trinta, para procurar as melhores soluções para o mercado e a feira.

A discussão foi animada, muito participada e esclarecedora. Naturalmente que nem todos têm a mesma postura. Enquanto uns expressam livremente as suas opiniões sem outro objectivo que não seja o de contribuir para ajudar a decisões mais acertadas, outros ainda estão de pé atrás, desconfiados, e outros ainda não disfarçam o seu desagrado pelo processo.

A gestão participada é a melhor solução para a tomada de decisões mais acertadas. É um processo que exige convicção e persistência de quem o promove. Exige um modelo e uma estratégia de comunicação para a mobilização da participação.

Uma vez assegurada a participação e ouvidas as diversas opiniões sobre o assunto em discussão a Câmara deve decidir em tempo oportuno. Não deve atrasar a decisão com justificação/desculpa da participação, porque dessa forma está a acabar com ela.

In, Alvitrando – blog de Lopes Guerreiro


JSD-ALVITO
Antonio Manuel Pataquinho Freire


Porque não se diz tudo?

Após ler este artigo publicado no blog Alvitrando, espaço da responsabilidade do cidadão Lopes Guerreiro, ex-autarca deste concelho, fiquei realmente de boca aberta!
Como se pode afirmar que este modelo, será o modelo de participação acertado? Onde quem está filiado ao PSD, como eu, não pode dar a sua opinião sobre os vários temas sem ser acusado de oportunismo politico. Como se pode deixar no ar que aqueles tipos de assembleias são essenciais e onde se discute muito e bem?

Na ultima reunião deste género tentaram arranjar um bode expiatória para justificar atrasos e obras por iniciar, foi uma vergonha, eu próprio não aguentei ouvir e retirei-me da reunião sem dizer uma única palavra. Alguns apoiantes do Movimento responsável pela autarquia, afirmaram mesmo que a culpa do atraso do concelho eram os funcionários da autarquia, estes foram apelidados de malandros e incompetentes, sem excepções. O mais caricato é que alguns dos que fizeram tais afirmações, eles próprios são funcionários da autarquia, estão a acusar colegas e a por um rotulo neles próprios. Mas isto o Srº Lopes Guerreiro não comentou.

Ouvi um funcionário da autarquia afirmar que, todos sabem que trabalhar na função publica é sinonimo de trabalhar mais devagar, que os funcionários públicos não querem trabalhar e para tal agarram-se a legislação em vigor na a função publica, que lhes permite malandrar. O mais engraçado é que o funcionário da autarquia de fez tais afirmações, à menos de um mês estava a atacar a Susana Dores, a criticar um artigo que denunciava o mau funcionamento da Biblioteca Municipal e ele próprio a defender os colegas que agora apelida de malandros e oportunistas. Não querem ser políticos, são independentes, e depois tem atitudes deste género, que moral tem depois para vir acusar os outros de politiquice?

Lopes Guerreiro afirma que, “Naturalmente que nem todos têm a mesma postura. Enquanto uns expressam livremente as suas opiniões sem outro objectivo que não seja o de contribuir para ajudar a decisões mais acertadas, outros ainda estão de pé atrás, desconfiados, e outros ainda não disfarçam o seu desagrado pelo processo.” A JSD – Alvito já por mais de uma vez teve a oportunidade de felicitar o Srº Presidente da autarquia pela iniciativa, a ideia é boa o modelo da reunião é que leva a situações muito desconfortantes que levam ao afastamento dos munícipes. Agora falo por mim, como posso eu dar a minha opinião sobre um qualquer tema em discussão nessas reuniões? Logo depois sou acusado de oportunismo e sou alvo do ataque serrado por parte dos apoiantes do MI.

Este tipo de reuniões só servem para que o presidente da autarquia possa ouvir os seus apoiantes, que estão sempre em maioria e a travar qualquer outra intervenção. Será isto gestão participada e democrática?
publicado por JSD às 11:48
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Anónimo a 23 de Março de 2006 às 12:20
QUEM ME ACODE? ESTOU FARTA DE ESTAR FECHADA. ABRAM-ME, PORRA!!!Bibliteca de Vila Nova
</a>
(mailto:b@iol.pt)
De Anónimo a 19 de Março de 2006 às 00:33
Registo o destaque dado ao que escrevi. Ao contrário do que escreve, fui o único que disse não não dava para o peditório de acusarem os funcionários públicos de tudo, como está na moda. Disse também que a responsabilidade do bom ou mau funcionamento da Câmara é dos eleitos. Escrevi e repito que este exercício de participação é importante. É um começo, que deve ser aperfeiçoado. Não critiquei ninguém, apenas registei as diferentes posturas, que considero normais. Assumo sempre a responsabilidade das minhas posições, que torno públicas quando entendo. Qualquer especulação feita por quem quer que seja, principalmente a coberto do anonimato, não passa disso mesmo, de especulação. LG
(http://alvitrando.blogs.sapo.pt)
(mailto:jlopesguerreiro@sapo.pt)
De Anónimo a 17 de Março de 2006 às 18:21
mas óh queimadinho, o freire tá queimadinho pk? Por dizer as verdades? ou será que vc é ke já se tão a queimar?!quemado
(http://sato)
(mailto:qemado@hotmail.com)
De Anónimo a 17 de Março de 2006 às 18:05
tas queimadinho, cada vez mais. já ninguem dá nada por ti.queimadinho
</a>
(mailto:sossega@mas.é.com)
De Anónimo a 16 de Março de 2006 às 10:25
Já tardava mais uma diarreia cerebral do pessoal da jota!UL250
</a>
(mailto:ultra.levur@250.diarreia)
De Anónimo a 15 de Março de 2006 às 17:42
Ó Freire, daquilo que deu para ver nestas reuniões é que não é para decidir nada, mas para empalhar, entreter, fazer propaganda comicieira e nada mais. Já viu que como há muito não se via ,oa serviços estão parados, o descontentamento entre os funcionários da CMA, mesmo os que apoiaram o MI(fora os interesseiros do costume)cresce de dia para dia. Essa de culparem os trabalhadores já não pega.Porque se você for ver os apoiantes MI (nucleo duro) "trabalhadores" da CMA são o pior exemplo. Agarrados ás leis que lhe definem funções para nada fazerem até há pouco tempo e agora querem que os outros, que sempre trabalharam, já façam de tudo. Só que o tiro está-lhes a sair pela culatra e os outros estão a usar as mesmas leis para terem os mesmos direitos de recusa dos MIs.
Ainda não se apercebeu que a montanha pariu um rato? E os elogios do sr.Lopes Guerreiro, até há pouco tempo tão critico e exigente é de um descarado apoio, depois do PCP o ter colocado à margem. Não avisei aqui que o sr.L.Guerreiro estava a apoiar o MI e ia depois escrever que a CDU ia ter um mau resultado por o terem excluido? Nada falhou e o mais ainda está para vir... Deixe a procissão chegar ao Adro...Entretanto o blá,blá vai entretendo 13 moradores e 12 naturais de Alvito que vão aos terços ouvir os "monges", porque o resto da população está-se inteligentemente a borrifar para esta prática herege ( a missa e os terços são na Igreja)e já viu tudo.Dê tempo ao tempo.Observador
</a>
(mailto:observa@hotmail.com)
De Anónimo a 15 de Março de 2006 às 15:34
Parece que as coisas não são bem assim, como diz. Pense, reflita e depois diga de sua justiça. As reuniões públicas, são públicas para todas as pessoas e, não creio que alguém impeça alguém de falar.
Assim, quando chegarem as próximas eleições estrá com uma incomodativa gastrite, considerando o azedume que revela.
Acalme-se e, com isso, com calma, prepare-se para concorrer às próximas eleições, para, se as ganhar, poder fazer tudo à sua maneira. indio
</a>
(mailto:indio@iol.pt)

Comentar post

.MAIS JSD
.pesquisar
 
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
blogs SAPO
.subscrever feeds